Este é o livro que ando a ler em part-time, como quem diz, naquelas pequenas alturas de tempo morto: casa de banho (sim, eu confesso), enquanto o PC inicia, nos intervalos de um programa da TV,entre outros. Mais do que um livro para ler, é um livro para se ir lendo, funcionando um pouco como um Manual de Instruções da linguagem corporal. "Porque é que os homens coçam a orelha... e as mulheres mexem na aliança?" Entre outras, responde-nos a estas perguntas. Quando estou para começar a ler um livro tenho o hábito de o desfolhar rápidamente. Assim, fico logo a saber se vou le-lo até ao fim ou se depois de 2 capítulos o remeto à prateleira dos "livros-para-acabar-de-ler-quando-quiser-morrer-de-tédio". Este tenho a certeza que vou acabar. Para além do conteúdo me interessar, vi que tinha uns desenhos engraçados pelo meio. É que um livro do tipo "manual" ou bem que tem desenhos/imagens ou bem que é uma grande seca... Por experiência própria!
Nessa minha desfolhagem inicial de reconhecimento, parei num dos desenhos, li o texto adjacente e achei engraçado. Descrevia a diferença cultural do significado de alguns gestos. Aqueles que para nós são simples gestos de vitória ou positivismo, podem deixar outra pessoa com uma cultura diferente bastante indignado e arreliado. Por isso cuidadinho, agora com o Mundial, não se ponham a fazer "V" de vitória com os dedos a todos os que passem na rua, porque, eventualmente, poderão ficar com um olho negro!
[este ano, não deverá haver problemas de maior com olhos negros, porque vitórias devem ser poucas]
[este ano, não deverá haver problemas de maior com olhos negros, porque vitórias devem ser poucas]
Mas "quem avisa, teu amigo é!"
Este gesto, interpretado em diferentes países, seria qualquer coisa do género:- Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Malta: "Enfia lá isto!"
- EUA: Dois!
- Alemanha: Vitória!
- França: Paz.
- Roma Antiga: Júlio César a mandar vir cinco cervejas!
Desculpem-me os Alemães, mas eu voto JÚLIO CÉSAR!

Comentários